Regularizar um imóvel: custo ou investimento?
- Luciana Martins
- 18 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

Você já deve ter se perguntado se é necessário regularizar seu imóvel, não é? Neste artigo, te ajudaremos a sanar as dúvidas e analisar se realmente precisa regularizá-lo.
O termo “regularização” é um conjunto de medidas que visa à regularidade de um imóvel irregular, dando aos seus ocupantes a tranquilidade de estar em conformidade com a legislação urbana.
Processos burocráticos são, na maioria das vezes, taxados como algo difícil ou até mesmo desnecessário. Quando se trata de regularização de imóveis, essa ideia se torna ainda mais presente, já que muitos têm dúvidas, incertezas e até mesmo medo ao pensar em regularizar um imóvel.
Custo e investimento são coisas distintas e, se tratando de regularização imobiliária, não é um custo que você, como proprietário, terá.
Além de valorizar o imóvel, a regularização traz outros benefícios como:
Vender, transferir e alugar com segurança;
Adquirir financiamento imobiliário;
Facilitar a elaboração de inventário;
Ajustar e quitar taxas e impostos (IPTU);
Obter a licença de funcionamento e de segurança de uso para sua atividade;
Reduzir valor de seguro predial;
Planejar reformas e ampliações futuras em acordo com a legislação municipal;
Evitar multas, embargos e obrigatoriedade de demolições, arcando com custos.
Pense no futuro
Regularizar seu imóvel é um bom investimento! Como retorno, seu imóvel se torna mais valorizado, facilitando o trâmite de uma possível venda, em que você pode vender até por um preço maior, viabilizando também a venda por financiamento, caso deseje. Com a documentação em dia, todos os processos burocráticos se tornam mais fáceis.
Não encare a regularização imobiliária como um “custo” desnecessário, mas sim como um investimento que te dará bons retornos e segurança no futuro.
Caso esteja cogitando regularizar seu imóvel, conte com a Gabarito Máximo para auxiliá-lo nesse processo!
Comentários