LEGALIZAÇÃO, ESTRATÉGIA OU BUROCRACIA?
- Luciana Martins
- 13 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de jan. de 2021

Há alguns anos, quando comecei no mercado imobiliário, de um modo geral existia nas empresas um setor onde eram mantidas as licenças e afins dos empreendimentos. Muitas vezes quem era responsável por obter as licenças era um administrativo, contábil e o próprio arquiteto.
Assim como no mercado imobiliário, a área de legalização e licenciamento evoluiu muito. Há uma movimentação em direção à conformidade, ao “fazer o certo”, ao compliance.
E, cada vez, mais se estabelece o planejamento estratégico, que apoia às decisões com base legal para resguardar o negócio.
Dentro desse planejamento estratégico estão o desenvolvimento do EVTL - Estudo de Viabilidade Técnico legal, “due diligence” documental, por validar e emitir pareceres de projetos, instrução e acompanhamento de processos junto aos órgãos, etc. A atuação é abrangente, pois vai desde o levantamento das informações como premissas para o desenvolvimento do projeto até a responsabilidade pelos trâmites junto aos órgãos públicos com as aprovações requeridas pela empresa e operação da atividade.
Se no passado era aquele setor que cuidava da papelada e burocracia, hoje é essencial para diminuição de riscos da operação através do conhecimento da legislação, boas práticas e ética.
Qual o papel da legalização na sua empresa?
Comentários