DUE DILIGENCE
- Luciana Martins
- 18 de fev. de 2021
- 1 min de leitura
Uma rotina que ajuda a reduzir riscos

A Due Diligence ou vigilância prévia, é um processo que envolve o estudo, a análise e a avaliação detalhada de informações de um determinado objeto. É uma terminologia utilizada habitualmente no âmbito de aquisições corporativas para se referir ao processo de busca de informação sobre uma empresa ou imóvel. Tem como finalidade eliminar ou mitigar riscos em operações.
O processo é realizado por consultorias especializadas no assunto. Dependendo do objetivo da empresa, pode ocorrer a participação de especialistas de diversas áreas, como advogados, arquitetos e contadores, trabalhando conjuntamente.
No mundo corporativo vários tipos de diligências podem ser executadas. Como exemplo, podemos citar:
• Due Diligence de Compliance • Due Diligence Tributária • Due Diligence em Fusões e Aquisições (M&A) • Due Diligence Imobiliária • Due Diligence Trabalhista
• Due Diligence Ambiental
A Due Diligence é indispensável para a concretização de negócios e para garantir a segurança jurídica na aquisição do imóvel e/ou do investimento pretendido, e os resultados obtidos com a investigação devem ser considerados na avaliação do projeto do negócio.
Atualmente, com o Aprova Rápido e a digitalização dos procedimentos da aprovação na cidade de São Paulo, através do Aprova Digital, temos observado a necessidade da Due Diligence Documental, onde são analisados todos os documentos a serem protocolados, a fim de garantir o cumprimento de todos os requisitos previstos no decreto e/ou instruções normativas. O que já é o primeiro passo em direção se uma aprovação ágil e eficaz.
Caso queira ler mais artigos como este, cadastre-se para receber nosso informe. Se você sabe que esse artigo vai ajudar algum conhecido, compartilhe com ele(a).
Comentários