Da herança à venda: saiba quais as vantagens de ter um imóvel regular
- Luciana Martins
- 29 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

A regularidade do imóvel é um tema que divide opiniões. Para uns, ela se trata de um processo chato, burocrático e caro. Entretanto, ao longo deste artigo, queremos te apresentar as inúmeras vantagens que a regularização fundiária promove ao seu empreendimento.
Vamos lá?
Qual é a importância da regularidade?
Em linhas gerais, um bem regular garante a legalidade da sua propriedade e, consequentemente, segurança jurídica e ausência de falhas perante os órgãos públicos. Quando se tem uma edificação irregular, algumas questões podem surgir, como ações judiciais, prejuízos financeiros e até mesmo a sua perda.
Se você deseja realizar a venda do imóvel, por exemplo, muitos compradores podem se sentir inseguros ao avaliar a documentação, dificultando todo o trâmite da negociação. Além disso, a regularidade agrega valor à construção, ou seja, sem ela, a desvalorização é algo certeiro - e prejudicial.
Por que não é um custo e sim um investimento?
É claro que o processo de regularizar o imóvel não é algo simples nem fácil. Em contrapartida, se analisarmos os “contras” da situação, valerá mais a pena encará-lo como um investimento, já que gera benefícios e garantias fundamentais.
É preciso entender que a regularidade assegura os direitos básicos do proprietário, como o reconhecimento legal da posse. A partir disso, também contribui na redução de incertezas, riscos e conflitos que envolvam a edificação.
Benefícios de regularizar o seu imóvel:
Obtenção de alvará de funcionamento;
Possibilidade de venda por financiamento;
Transferência e aluguel com segurança;Facilidade na elaboração de inventário;
Obtenção do benefício de herança;
Planejamento de reformas e ajuste de acordo com a lei;
Redução do valor de seguro predial.
Como a Anistia pode ajudar na regularização do seu imóvel?
A Lei de Anistia facilita a regularização de edificações construídas até a promulgação do Plano Diretor Estratégico. Um dos pontos que merece atenção neste serviço é o prazo: neste ano, por exemplo, ele pode ser solicitado até 31 de dezembro.
A Anistia é muito utilizada em processos de regularização e as modalidades mais comuns são: regularização automática, regularização declaratória simplificada, regularização declaratória e regularização comum.
Ela se faz necessária à regularização de imóveis que foram planejados e construídos até 31 de julho de 2014 que, no caso, não tiveram a aprovação da Prefeitura. O processo para ter a Anistia do seu imóvel, seja ele residencial ou comercial, é fácil e sem burocracia, feito através de portais eletrônicos.
Mas atenção: é necessário ter orientação de bons profissionais, que o ajudarão na elaboração de plantas para emitir ART ou RRT. A Gabarito Máximo pode auxiliá-lo na solicitação da Anistia do seu empreendimento. Entre em contato conosco e saiba mais!
Regularize seu empreendimento com a Gabarito Máximo
Se você precisa de ajuda para regularizar o seu imóvel, a nossa consultoria pode te auxiliar nessa etapa. Com a documentação em dia e dentro dos parâmetros legais, todos aqueles processos burocráticos e complicados são viabilizados.
Não adie a regularidade do seu bem! Entre em contato conosco e tenha o suporte e orientação que você precisa.
Entre em contato conosco:
WhatsApp: (11) 99181-4011
E-mail: thieda@gabaritomaximo.com.br
Agradecemos a leitura e até o próximo artigo!








Comentários